News Item: : Zona Industrial Junto ao Rio Corga - Bombarral
(Category: Destaques)
Posted by webmaster
12 Fevereiro 2000 - 02:00:17

thumb_zona2.jpgA Zona Industrial (polo 2) ou (ver PDM) Zona de Comércio e Serviços situa-se na margem direita do rio Corga, um afluente do Rio Real, frente à estação da CP.

O aterro camarário existente no espaço destinado à Z. I. chamou a nossa atenção, pois, para além de se situar em pleno leito de cheia, consideramos que esta zona funciona como "fusível" em situações de cheia e o seu desaparecimento como tal poderá vir a causar sérios prejuízos aos outros confinantes.

thumb_zona5p.jpgEsta Zona deveria ter, evidentemente, o estatuto de "zona ameaçada pelas cheias", o que, de acordo com o Artigo 10º, alínea b, do Regulamento do PDM a incluiria na Reserva Ecológica Nacional (REN).

Segundo contactos efectuados pela REAL 21 com a Câmara Municipal e com a Direcção Regional do Ambiente, esta zona teria sido desafectada da REN (Reserva Ecológica Nacional) em virtude de, devido à passagem do IC1, não restarem alternativas viáveis para a implementação da referida Z. I. (ou de Comércio e Serviços).Embora, em princípio, o processo de implementação desta Zona Industrial seja irreversível, a REAL 21 já solicitou à Câmara Municipal a marcação de uma reunião com a DRA e o GAT, pois, em nosso entender, é possível encontrar uma solução técnica que reduza o seu impacto.

zona_image57.gif

Movimentação de terras na zona em causa. Ao fundo, uma panorâmica da Vila que, em breve, só será possível através de fotografias como esta.

thumb_zona_placa2.jpgPressionada pela REAL 21, a Câmara Municipal interditou - sem efeitos práticos ... - a descarga de terras e entulhos.


This news item is from Real 21 - Associação de Defesa do Rio Real
( http://real21.org/comment.php?comment.news.14 )